Poucos animais estimulam a imaginação e a criatividade tanto quanto as borboletas. Robert Frost se rendeu ao estudo de uma "asa colorida e empoeirada" aninhada em folhagens mortas e escreveu "My Butterfly" o poema que mais tarde o tornou famoso. Emily Dickinson escreveu pelo menos nove poemas sobre as criaturas e suas "lindas sombrinhas". Poesia à parte, quem pode esquecer a famosa pretensão de Muhammad Ali de "flutuar como uma borboleta, picar como uma abelha"?

butterfly garden

iStockphoto.com/Jill Lang

Uma borboleta monarca visita a lantana laranja

Poetas e observadores casuais podem se contentar em olhar esses insetos alados voarem entre flores na natureza, mas alguns não se contentam. Como a destruição do habitat e o uso de pesticidas (em inglês) diminui o número de borboletas, entusiastas estão se voltando para jardins de borboletas como uma forma de atrair e conservar as espécies.

A conservação do habitat das borboletas beneficia também, indiretamente, os humanos. Por causa da relação íntima das borboletas com seu ambiente e da sua sensibilidade às mudanças nos arredores, elas são indicadores importantes da saúde de uma área. Assim como os históricos "canários em uma mina de carvão", a saúde em declínio de populações de borboletas pode alertar as pessoas para um problema no ecossistema.

Seguindo a mesma tendência, as borboletas desempenham um importante papel na pesquisa científica. Muito do que sabemos sobre mimetismo, evolução, comportamento animal e sobre como os organismos interagem uns com os outros, aprendemos a partir do estudo das borboletas. Na realidade, a descoberta da herança do fator Rh do sangue (responsável pela coagulação do sangue) e seus potenciais efeitos fatais em humanos veio do estudo de uma borboleta africana [fonte: Schappert].

Talvez a razão mais óbvia para iniciar um jardim de borboletas seja o prazer. Brilho, flores viçosas, asas oscilantes em um arco-íris de cores onduladas - como não gostar?

Neste artigo, você vai aprender o que lagartas e borboletas precisam para sobreviver, além de saber quais as exigências para se fazer um jardim de borboletas. Você também vai receber algumas dicas sobre como criar um próspero santuário de borboletas totalmente seu. Mas primeiro uma conversa rápida sobre a biologia da borboleta.